Placenta Prévia e Acretismo Placentário

Tratamento para Placenta prévia e acretismo placentário em São Paulo

O que é Placenta Prévia ou Placenta Baixa?


A placenta prévia ou placenta baixa se caracteriza pelo posicionamento da placenta de forma a cobrir total ou parcialmente a abertura do colo uterino.


É normal ela estar localizada no baixo útero durante o início da gestação, mas o esperado é que a partir do terceiro trimestre ela se posicione no topo da região, possibilitando o parto.



Já o acretismo placentário envolve a adesão anormal do tecido placentário, além da camada superficial interna, podendo atingir outros órgãos da pelve.

WhatsApp

Fatores de Risco para placenta prévia e acretismo placentário


Embora sejam condições diferentes, ambas as condições envolvem o mau posicionamento da placenta. Diante de tal fato, os fatores de risco são os mesmos para ambas as condições, entre eles:



  • Ocorrência de cesáreas passadas;
  • Anormalidades uterinas (como miomas e curetagens feitas anteriormente);
  • Cirurgias uterinas prévias;
  • Tabagismo;
  • Gravidez multifetal (gêmeos que compartilham uma única placenta e uma única bolsa de água)
  • Idade materna avançada.
Agende uma Consulta

Diagnóstico da placenta prévia e acretismo placentário


O diagnóstico destas doenças são feitos por meio do ultrassom. Também pode ser solicitado exame de ressonância magnética em determinado período da gravidez.



Caso a paciente tenha histórico de perdas gestacionais esse fato também é estudado e considerado pelo médico na hora de definir o procedimento, por isso a anamnese, o pré-natal e o acompanhamento são tão importantes durante todo o período.

WhatsApp

Tratamento da placenta prévia e acretismo placentário


O tratamento é recomendável de acordo com a gravidade e o grau da placenta prévia. Nesse sentido, o médico pode recomendar repouso absoluto ou total e, em casos mais graves, a internação da gestante.


Também pode ser orientada a administração de medicamentos específicos para evitar o parto prematuro e/ou acelerar o desenvolvimento do feto.


No caso do acretismo placentário, assim que o diagnóstico for identificado, o médico vai acompanhar a evolução do quadro de modo a planejar o parto considerando a situação, já que a probabilidade de hemorragias é significativa.



Dependendo da gravidade, pode ser indicada uma histerectomia (retirada do útero) após o parto ou apenas a curetagem.

WhatsApp

Sobre o Profissional

Dr. Marcelo Nunes

Ginecologia e Obstetrícia


Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (UNILUS). Fiz minha residência em Ginecologia e Obstetrícia  na Santa Casa de São Paulo. 

Além de especializações em Oncologia Pélvica na Santa Casa de São Paulo, conto também com especialização em laparoscopia pela Faculdade de Medicina do ABC e certificação em Cirurgia Robótica pelo Hospital Sírio Libanês, completando minha formação cirúrgica em ginecologia.

Saiba mais
Share by: